Logotipo Apadev: Na cor azul, representação de uma pessoa com deficiência visual com uma bengala, caminhando sobre um piso tátil na cor laranja. Em baixo, na cor azul, a inscrição Apadev.
54 3213.2323
Início do Conteúdo

O Que Fazemos

Assistência Social

Projeto Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias em Unidades Referenciadas – Média Complexidade.

Ofertar atendimento especializado às pessoas com deficiência com algum grau de dependência e suas famílias que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia. Para tanto utiliza-se dos atendimentos psicossociais e atendimentos de terapia ocupacional.

Imagem: Grupo de usuários sentados ao redor de uma mesa, recebendo atendimento psicossocial

Imagem: Grupo de usuários sentados ao redor de uma mesa, ao ar livre, durante atendimento psicosocial.

Projeto COMDICA - Despertando os Sentidos

Promover e/ou aprimorar o desenvolvimento global da criança e/ou adolescente com deficiência, através das Oficinas de Psicomotricidade, Memória, Culinária e Aprendendo no dia a dia.

Crianças e Adolescentes em atividades na Oficina de Psicomotricidade.

Imagem: Grupo de usuários sentados ao redor de uma mesa, durante um atendimento de estimulação ao raciocínio lógico e memória.

Usuárias da Apadev fazendo o lanche da tarde na aula de culinária.

 

Oficinas de arte, cultura e lazer

Visando o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais as oficinas proporcionam momentos de convivência e descobertas; vislumbrar novos olhares sobre suas potencialidades e limitações, refletindo nas percepções e relações com o mundo que o cerca; desenvolver habilidades interpessoais e intergrupais; desenvolver os sentidos remanescentes da pessoa com deficiência; desenvolver capacidades de auto expressão, espontaneidade, imaginação, observação, orientação espacial, percepção do meio e de objetos diversos, possibilitando à pessoa com deficiência a liberação de suas potencialidades afetivas, intelectuais e físicas, fortalecendo a autonomia. Fazem parte deste grupo, atendimentos do Coral, Teatro, Dança, Oficinas de História, Oficina de Xadrez, Leia para Mim e Atividades Físicas.

Coral se apresentando na Semana da Pessoa com Deficiência na Prefeitura de Caxias do Sul.

Grupo de crianças em atendimento da Oficina da Música

Grupo de usuários encenando o espírito de natal.

Grupo de usuários adultos se divertindo durante ensaio na oficina de dança.

Usuários debatendo temas da história do Brasil e do Mundo, além de temas atuais, na Oficina de História.

Usuários treinando jogadas nos atendimentos da Oficina de Xadrez

 

Grupo de crianças e adolescentes, fazendo diversos movimentos na Oficina de Atividades Físicas.

Imagem: Usuária sentada à mesa confeccionando uma peça no formato cilíndrico, em argila, ornamentada com pássaros, flores e coração

Imagem: Usuária sentada à mesa confeccionando uma Mandala redonda, vermelha, com peças de madeira.