Logotipo Apadev: Na cor azul, representação de uma pessoa com deficiência visual com uma bengala, caminhando sobre um piso tátil na cor laranja. Em baixo, na cor azul, a inscrição Apadev.
54 3213.2323
Início do Conteúdo

O Que Fazemos

Assistência Social

Projeto Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias em Unidades Referenciadas – Média Complexidade.

Ofertar atendimento especializado às pessoas com deficiência com algum grau de dependência e suas famílias que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia. Para tanto utiliza-se dos atendimentos psicossociais e atendimentos de terapia ocupacional.

Imagem: Grupo de usuários sentados ao redor de uma mesa, recebendo atendimento psicossocial

 

Projeto COMDICA - Despertando os Sentidos

Promover e/ou aprimorar o desenvolvimento global da criança e/ou adolescente com deficiência, através das Oficinas de Psicomotricidade, Memória, Culinária e Aprendendo no dia a dia.

Crianças e Adolescentes em atividades na Oficina de Psicomotricidade.

Imagem: Grupo de usuários sentados ao redor de uma mesa, durante um atendimento de estimulação ao raciocínio lógico e memória.

 

 

Oficinas de arte, cultura e lazer

Visando o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais as oficinas proporcionam momentos de convivência e descobertas; vislumbrar novos olhares sobre suas potencialidades e limitações, refletindo nas percepções e relações com o mundo que o cerca; desenvolver habilidades interpessoais e intergrupais; desenvolver os sentidos remanescentes da pessoa com deficiência; desenvolver capacidades de auto expressão, espontaneidade, imaginação, observação, orientação espacial, percepção do meio e de objetos diversos, possibilitando à pessoa com deficiência a liberação de suas potencialidades afetivas, intelectuais e físicas, fortalecendo a autonomia. Fazem parte deste grupo, atendimentos do Coral, Teatro, Dança, Oficinas de História, Oficina de Xadrez, Oficina de Fuxico, Leia para Mim e Atividades Físicas.

 

Grupo de crianças em atendimento da Oficina da Música

Grupo de usuários encenando o espírito de natal.

Grupo de usuários adultos se divertindo durante ensaio na oficina de dança.

 

Usuários treinando jogadas nos atendimentos da Oficina de Xadrez

Imagem: Na imagem aparecem duas usuárias sentadas ao redor de uma mesa. Usuária mais a esquerda da imagem, segura em sua mão um pano, onde está costurando com uma linha amarela um desenho já aplicado no tecido. Enquanto que a outra usuária, coloca linha na agulha para terminar de costurar um pendente em forma de coração.

 

Imagem: Grupo de usuários adultos sentados em torno da uma mesa central. Na ponta desta mesa, profissional com alguns livros a sua frente para iniciar as leituras aos presentes.

Imagem: Usuária sentada à mesa confeccionando uma peça no formato cilíndrico, em argila, ornamentada com pássaros, flores e coração

Imagem: Usuária sentada à mesa confeccionando uma Mandala redonda, vermelha, com peças de madeira.

Grupo de crianças e adolescentes, fazendo diversos movimentos na Oficina de Atividades Físicas.

Usuária de pé, segurando uma garrafa pet em cima co ombro, preparando-se para fazer o movimento de arremesso de peso.

Usuária encontra-se na quadra de esportes, realizando atividade física de corrida, guiando-se por uma corda esticada, posicionada no decorrer do percurso na altura de sua cintura.Na imagem, vários usuários encontram-se se exercitando nos aparelhos de ginástica instalados na entidade. À esquerda da imagem, duas mulheres utilizando o equipamento de simulação de caminhada com apoio para as mãos e, mais ao fundo outra dupla de usuários utilizando  aparelhos de ginástica instalados na entidade. À esquerda da imagem, duas mulheres utilizando o equipamento de simulação de caminhada sem o apoio para as mãos.