Profissional responsável por avaliar a funcionalidade da visão, baseada no desenvolvimento das funções básicas através de métodos quantitativos e qualitativos. Treinar os auxílios ópticos e não ópticos e eletrônicos aos usuários. Realizar estimulação visual em crianças de 0 a 4 anos
Treinamentos de:
Atendimentos aos deficientes visuais e múltiplas deficiências (outras deficiências associadas à deficiência visual), de 0 a 4 anos de idade, com duração de 1h cada atendimento.
O atendimento de estimulação precoce visa proporcionar estímulos para o desenvolvimento global da criança, sendo as habilidades motoras (amplas e finas), cognitivas, emocionais e os sentidos remanescentes. Garantindo o desenvolvimento das potencialidades através de aprendizagens para uma melhor qualidade de vida e interação com o meio no qual está inserido. Assim como orientar e conscientizar a família em relação à deficiência visual.
Os atendimentos contemplarão atividades de vida diária e atividades instrumentais da vida diária (AVD e AIVD). Além disso, quando houver necessidade, o terapeuta ocupacional buscará recursos adaptados (tecnologias assistivas) como facilitadores no processo de socialização, autonomia e independência da pessoa com deficiência, podendo realizar visitas domiciliares para orientar quanto a utilização destes recursos no dia-a-dia.
O atendimento em mobilidade proporciona à pessoa cega ou com baixa visão, habilidades e competências para que possa explorar o ambiente e mover-se de forma autônoma, usando técnicas específicas.
Estimulação dos sentidos remanescentes
Técnicas de guia vidente e uso de bengala
Desenvolvimento na capacidade de se orientar e se movimentar com independência.
Ginástica
Natação
Hidroginástica